quarta-feira, 21 de janeiro de 2009



Outra dia eu estava pensando, algumas pessoas me param na rua e fazem uma pilha de perguntas sobre o meu movimento, e quais são suas ideologias e de acordo com o q eu estudei sobre o goticismo, farei agora uma sintese do q sei e do q estudei durante todos esses anos de dedicação...
Bem, então vamos lá...
Alguns dizem q surgiu nos anos 80, mas creio q sua formalidade é desde o séc.XVIII, onde surge o romantismo, nesse caso o termo gotico deu-se por referencia á literatura da época, pessimista, egocentrica, e bastante intensa...Na decada de 70 surge então a sulbcultura gotica influenciada por várias passagens artistica, desde expressinismo, cm movimento circence, cabaret e outras...Com o passar do tempo, o movimento gotico foi tomando rumos diferentes sulbdividindo-se em generos. Nos anos 80 foi onde começaram-se a se expressar através do estilo e modo byron de viver, sexo, drogas e um bom vinho.A musica por sua vez partindo de um eletronico á um depressivo, as bandas mais ecutadas da epoca eram Joy Division, The cure, The sisters of Mercy e outras do genero na epoca denominada cm punk.
Mas o goticismo não teve só influencias na parte musical cm na estetica e na literatura, muitos ligados ao medievalismo, a era vitoriana e elisabethana, aonde se usavam longos vestidos, espartilhos e rendas, o seu valor encontra-se mais na aparencia, ou seja, hoje nós nos expressamos com maquiagens, roupas diferentes dos demais e o mais importante... NOSSO MODO DE PENSAR. Alguns acham q gotico por si não tem nada na cabeça, justamente por pertencerem ao mal do século ( a grande maioria )e tremos a mente fechada. Eis a verdade, nós goticos somo observadores e muito sagazes ( grande parte, acredite!) Só q muitos não sabem usurfruir da inteligencia q tem e acabam as disperdiçando com orgias em cemiterio, bebida em excesso e festas inacabaveis, isso faz com q nossa cultura tenha o nome sujo, talvez seja essa a razão pela qual as pessoas não se interessam tanto pelo movimento hoje em dia, ele infelizmente esta acabando.
Mas voltando ao assunto, eu por exemplo peo inflencias historicas, cm catedrais, roupas da epoca, gargulas e etc.Tenho o meu mundo mas o divido com todos e aprendo sobre um pouco de cada estilo diferente do meu...
O eletronico no final da decada de 90 teve grande importancia na nossa cultura, são deles q surgiram os chamados hoje "darkwave", um eletronico com letras explicitas, sexuais e sinceremante ( não falam nada de util ).
Mas admiro o séc.XVIII á XX q foram a epoca literaria do goticismo, onde as influencias voltaram pr famosos escritores cm Charles Baudelaire, Willian Blake e Edgar Allan Poe ( q conheci em pouco tempo ), tenho por admiração tb o simblosmo e toda sua cosmologia...
O gothic metal já uma geração mais nova em termo musical, os vocais femininos são liricos e os masculinos bem graves.
No contexto da sulbcultura gotica, existe uma relação entre a estetica do estilo, os simbolos etc,e eles vão modificando com o passar dos anos, assim cm a linguagem e o comportamento tb vão mudando.
Andei pesquisando um site e vi q a sulbdivisão atualmente do movimento esta em:
Gotico classico ou pos-punk, tendo cm visual usado nos anos 80 cm os das bandas daqueles anos.
Victorian gothic ou gotico romantico (o q eu mais me identifico), q inclui alguns itens pseudo-vitorianos herdado dos new-romanticos, buscando fazer o estilo da epoca sem fugir do pos-punk e do visual exagerado.
Os darkwave, usando um visual mais discreto e menos maquiagem;
Cyber gothicos q é um visual baseado em restos industriais q podem incluir elementos de neon, mascaras de gas e outros elementos.
Medieval ou Ethereal, um visual mais comum entre as mulheres sendo uma variante romantica mas q não escapa do clima de luto e dpo estilo vitoriano, tendo visuais medievais e simulações de ninfas e fadas.
circus-cabaret-Vaideville, como uso de maquaigem indumentaria e maquiagem de cabaret ou circo estilisadas, e entre varios outros estilos...
O que mais me interessei pela cultura foi q apesar de não estar em acorodo com certas atitudes dos goticos hoje em dia é q são pessoas observadoras e só buscam o q poucos hoje em dia não tem... PAZ e silencio absoluto pr apreciar a arte e a melancolia, mas ainda sim trsiteza não é o q eu admiro e sim o romantismo e as tedencias mais antigas do movimento, no goticismo atual só tenho apreciado o gothic metal q é meu estilo musical favorito, agora a arte, a filosofia, a literatura e outros aspectos, só mesmo buscando por bons livros de epoca, por q poderia afirmas q o goticismo atual está decepcionante, ja teve sua boa fase...
Estarei disponivel pr perguntas e duvidas...
Admiravel não?

3 comentários:

  1. É uma pena que grandes movimentos como o gótico, por exemplo, caminhem para um quase-esquecimento. Valorizo o gótico mais pela sua origem romântica, que é o movimento que eu gosto mais.

    ResponderExcluir
  2. Numa frase como definias um Ser gótico?

    ResponderExcluir
  3. opa!
    desculpe a demora de resposta...
    creio q seria algo do tipo..."paz abalada"

    ResponderExcluir