domingo, 18 de janeiro de 2009


Agora sim poderei criar a minha tese á base de todos os meus estudos durante meus dedicados 5 anos á poesia..
Bem, o conceito de poesia varia de acordo com a época, o movimento literario e tb entre escritores.
A poesia não se constrói apenas á base de ideias e sentimentos,á tb seus recursos musicais, e ritmo as palavras ( o q colabora ainda mais com a perfeição do poema ).
Existem formas fixas ou seja: Soneto, Balada, Vilancete,Rondó, Haicai, a métrica é o numero de silabas apresentadas nos versos, assim cm tb vem as rimas, classificadas como: Interpoladas, Alternadas, Emparelhadas.
Sobre o meu conceito com relação á isso, eu particulamente acho futil definir rimas e versos, sendo q o mais belo na poesia é o q vc esta tentando tranmitir, sendo ele sentimento, protesto, historia etc...
Isso não vem ao caso...
Vim aqui pr explicar as epocas mais belas ao meu ver no qual se passaram a poesia, começando pelo trovadorismo:

Teve suas raizes tradicionais na penisula iberica, por volta do séc. XII e se extendeu á XIV, naquela epoca, aconteciam muitas guerras com os árabes, por isso era normal o uso predominante do lamento das esposa q perdiam seus maridos nas guerras, eram então uma tradição q se faziam as cantigas de amigo e de amor,a cantiga de amigo era algo comum nas festas, nas musicas e danças culturais daquela epoca.
A cantiga de amor, geralmente eram puro lamento, usava em termos naquele tipo de cantiga, a submissão á dama, a mulher amada era vista cm a mais bela de todas, e cm citei, o lamento das moças q perdiam seus amados pr a guerra com os arabes...
Pois bem... As cantigas de amor tem raizes da poesia provençal q é o região sul da frança, as cantigas de amor costumavam ser mais trabalhadas do q as cantigas de amigo.

O classicismo, surgido no sec. XVI, conhecido tb cm quinehntismo,foi uma literatura produzida durante o renascimento, sobretudo inspirados na cultura greco-latina, (esse certo interece já vinha sido observado até então pelos artistas desde o séc. XIII), na Italia, onde os então chamados humanistas liam e traduziam obras gregas e latinas...
No séc. XVI,q foi onde ocorreu profundas tranformações, historicas, sociais e religiosas, substituiu-se a fé mediaeval pela razão e o cristianismo pela mitologia, e pos o homem acima de tudo cm centro das atenções, o famoso antropocentrismo.
Camões se destaca com sua obra de Os Lusiadas.

O aracdismo do séc. XVIII, foi um movimento literário inspirando em uma lenda da região da grecia, a Arcadia, onde essa região era dominada por um Deus Pan e habitados por pastores q viviam de modo simples e espontaneo e se divertiam cantando e fazendo disputas poeticas, celebrando com amor e prazer, procurando fontes pr aquela lenda, os Italianos criaram em 1690 uma academia literaria denominada Arcadia. Seus temas eram voltados pr realidade social vivida naquela epoca: A burguesia.
Algumas de suas caracteristicas são o "fujere urben", q defendia um modo simples de vida. "Aurea mediocritas", é a idealisação de uma vida simples no campo, tendo em pensamentos o materialismo mediocre. Idéias Ilumisnistas, formulada pelo movimento filosofico q defende o uso da razão em contraposição a fé cristão, e q combatia o absolutismo.O " convencionalismo amoroso", tem se pot impressão tratar sempre do mesmo homem e da mesma mulher.E o " carpe Diem" q é o desejo de aproveitar a vida o quanto possivel...

O romatismo foi um movimento literario no qual eu tomo por mais belo justamente por conter caracteristicas de varias epocas reonida num só movimento literario, sendo elas, o subjetivismo, q o artista trata o assunto de uma forma pessoal de acordo com o q ve e sente o mundo;A idealização, cujo escritor, motivado pela fantasia, sempre ve a mulher cm um anjo, a virgem dos sonhos, o heroico, a patria perfeita e outros;A fusão do grotesco com o sublime, sempre colocando o homem com sua plenitude mas tb focando o lado feio e obsculro;O sentimentalismo, cujo o artista revela em sua obra o seu lado emocional, tais cm saudade, tristeza e desilusão;Egocentrismo, cujo a maior parte dos poetas predominam o próprio eu numa postura narscisista; O medievalismo com sua cultura ocidental, Byronismo, inspirado no poeta ingles Lord Byron, cultivada entre os Brasileiros na 2ª geração do romantismo, voltado pr prazeres da vida cm bebida, sexo e outros.
Por vezes o romantismo está relacionado ao satanismo... Já na segunda geração, as pessoas começaram a demostrar o romantismo de forma diferente, ou seja á base estética, ele se expressam com roupas, maquiagens e outras formas consideradas de rebeldia, fumar, beber,radicalizar etc...

O simbolismo q foi um movimento ja na segunda metade do sec. XIV,foi um passo anti-materialista, o simbolismo buscou uma linguagem q fosse capaz de retratar e sugerir uma realidade e não trata-la de forma objetiva cm queriam os realistas ( foi um movimento de antes ), para isso utilizam simbolos, metaforas, sinestesias, alem de recursos sonoros, algumas coisas relacionadas ao simbolismo foi o misticismo, viagem da mente, integração cosmica e por ai...

Cm disse, aqui fiz uma tese apenas sobre as passagens no qual valem a pena eu me dedicar, já o Barroco, realismo, parmasianismo e outros não me atraem de forma cm eu me identifiquei com o romantsimo e os demais, onde envolvem musica, sentimento e formas não tão exigentes.
Pulblicarei uma poesia de cada epoca, nas postegens abaixo...

Um comentário:

  1. Legal seu post vey. Difícil de achar alguma coisa construtiva em blogs hoje em dia por aí. Seu blog tá de parabéns. Tbm gosto mais do romantismo. E me conta uma coisa, vc conhece o surrealismo? Eu acho ele legal, pois tem muitas influências do inconsciente (tô lendo mto freud por esses dias hsausah)

    ResponderExcluir